A Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte é uma instituição fundada em 2011, a pedido do órgão DNPM, com o objetivo de desenvolver o processo de legalização dos minerais extraídos no município e nas cidades circunvizinhas. Desde então, iniciou-se um trabalho contínuo voltado à regularização da atividade garimpeira.
Com a orientação e o incentivo dos órgãos competentes, a cooperativa passou a angariar recursos junto aos seus cooperados e à comunidade, realizando com sucesso todas as etapas dos devidos licenciamentos necessários para a legalização das áreas garimpeiras. Destacam-se, nesse processo, a construção e liberação do Paiol de Explosivos junto aos órgãos competentes, bem como a realização, em conjunto com a S.D.E., a P.M.N.H. e o DNPM, de três seminários denominados “Garimpo Legal”, com o propósito de informar e orientar a população garimpeira e todos os envolvidos na atividade quanto às suas obrigações legais e ambientais, assim como aos seus direitos.
A cooperativa também atua nas relações comerciais dos minérios extraídos e comercializados, buscando o melhoramento dos preços, da logística e o melhor aproveitamento dos rejeitos, visando à minimização dos impactos ambientais. Atua ativamente em conselhos, consórcios, palestras, reuniões e seminários, além de promover a recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de mudas frutíferas nativas, coleta de lixo, promoção de cursos gratuitos de Educação Ambiental, distribuição de kits de EPIs e o fomento integral da legalização da atividade garimpeira.
A Cooperativa é uma instituição voltada para atender todas as necessidades do setor e da comunidade garimpeira, colocando sua diretoria e corpo técnico à total disposição de seus cooperados.
O garimpo como origem da cidade.
Antes mesmo da consolidação de Novo Horizonte, a extração de ouro e, posteriormente, do cristal de lâmpada sustentava famílias e movimentava a economia local. O povoado se desenvolveu como centro de comercialização mineral, estabelecendo a base econômica da cidade.
Auge da Barita e avanços em infraestrutura.
O povoado do Juazeiro se destacou nacionalmente como grande produtor de barita. A atividade deixou contribuições permanentes, como a estrada de acesso e a ponte sobre o Rio Remédio, fortalecendo a ligação entre o garimpo e o crescimento urbano.
Reconhecimento mundial com o Quartzo Rutilado.
Novo Horizonte passou a ser conhecida internacionalmente pela produção de quartzo rutilado. Apesar da grande riqueza gerada, a exploração sem regularização limitou os benefícios diretos para o município e trouxe impactos ambientais.
Fundação da Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte
Criada a pedido do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Cooperativa representa o início de uma nova fase para o garimpo e para a cidade.
A partir de 2011, inicia-se o processo de legalização das áreas garimpeiras,a organização da atividade mineral, a orientação legal e ambiental dos garimpeiros, a busca por melhor comercialização e valorização da produção
A Cooperativa passa a ser o elo entre garimpeiros, poder público e comunidade, promovendo desenvolvimento com responsabilidade e fortalecendo o futuro de Novo Horizonte.
O garimpo como origem da cidade.
Antes mesmo da consolidação de Novo Horizonte, a extração de ouro e, posteriormente, do cristal de lâmpada sustentava famílias e movimentava a economia local. O povoado se desenvolveu como centro de comercialização mineral, estabelecendo a base econômica da cidade.
Auge da Barita e avanços em infraestrutura.
O povoado do Juazeiro se destacou nacionalmente como grande produtor de barita. A atividade deixou contribuições permanentes, como a estrada de acesso e a ponte sobre o Rio Remédio, fortalecendo a ligação entre o garimpo e o crescimento urbano.
Reconhecimento mundial com o Quartzo Rutilado.
Novo Horizonte passou a ser conhecida internacionalmente pela produção de quartzo rutilado. Apesar da grande riqueza gerada, a exploração sem regularização limitou os benefícios diretos para o município e trouxe impactos ambientais.
Fundação da Cooperativa dos Garimpeiros de Novo Horizonte
Criada a pedido do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Cooperativa representa o início de uma nova fase para o garimpo e para a cidade.
A partir de 2011, inicia-se o processo de legalização das áreas garimpeiras,a organização da atividade mineral, a orientação legal e ambiental dos garimpeiros, a busca por melhor comercialização e valorização da produção
A Cooperativa passa a ser o elo entre garimpeiros, poder público e comunidade, promovendo desenvolvimento com responsabilidade e fortalecendo o futuro de Novo Horizonte.